O meia Elkeson, do Botafogo, foi convocado para a Seleção Brasileira para a disputa do Superclássico das Américas contra a Argentina. Atualmente, ele é a maior revelação do futebol marabaense, mas nas últimas décadas o município também viu outros talentos pratas da casa vestirem a amarelinha nas categorias de base.
Responsável pela Escolinha de Futebol Camisa 10, o desportista Bira Ramos destaca que Marabá é uma mina de talentos que só precisam de uma oportunidade. Ele acredita que a convocação do Elkeson pode contribuir para a criação do Centro de Treinamento do Águia.
“Acho que esse momento é o ideal para que se faça uma união entre políticos e empresários e com a colaboração de todos se possam construir um CT. Marabá já tem muitas demonstrações de que poderá revelar muitos atletas para o futebol”, avalia.
Na lista dos “talentos” revelados pelas categorias de base de Marabá está o volante Dias, que defendia o Vasco (RJ), quando foi convocado em 1995 para disputar a Copa Sul-Americana, em Mar Del Plata, na Argentina. Na oportunidade, ele foi capitão do time campeão, que tinha no elenco jogadores como o zagueiro Juan e o goleiro Júlio César.
Outro que também já vestiu a camisa da seleção canarinho foi o atacante Mogi, que estava ao Corinthians (SP), quando foi convocado. O atacante Thiago Marabá, que na época estava jogando pelo São Paulo (SP), também tem na sua carreira a experiência de ter defendido a seleção do seu País.
Completando a lista mais recente estão o volante Neto, e o meia Pablo, que na época defendiam o Vitória (BA). Eles integraram em 2004 a Seleção Brasileira na categoria Sub-15. (Fonte: Diário do Pará)